Apurado pelo site Aos Fatos
Não é o dono da Seara o homem que aparece xingando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um vídeo que tem sido difundido por publicações nas redes sociais. Na realidade, o homem é um morador de Itajaí (SC) chamado Paulo Seara, mas que, apesar do sobrenome, não tem nenhuma relação com a empresa. O presidente-executivo da Seara se chama João Campos, e na lista de sócios não há nenhuma menção ao nome de Paulo.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 600 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (14) circulam também WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Posts nas redes enganam ao alegar que o homem que aparece em um vídeo xingando apoiadores do ex-presidente Bolsonaro seja o dono da empresa de alimentos Seara. Na realidade, o homem, que de fato se chama Paulo Seara, como apontam as peças enganosas, é um morador de Itajaí (SC) que não tem relação com a empresa.
Paulo afirmou trabalhar no ramo de terraplanagem e negou envolvimento com a empresa de alimentos em declaração à Reuters, em julho. Na ocasião, o homem disse que gravou o vídeo em 7 de janeiro de 2023 e o divulgou em um grupo de mensagens, de onde teria sido disseminado fora de contexto. Seara voltou a negar relação com a empresa em checagem recente feita pelo Comprova…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos