Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes vídeo que mostra veículos militares com bandeira vermelha e branca. Segundo o narrador do conteúdo, seriam viaturas do Exército que passaram a exibir a bandeira de Cuba. É falso. De acordo com o Exército, o símbolo exibido nos carros faz referência às cores tradicionais da Arma de Cavalaria — portanto, sem relação com Cuba.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra veículos militares com bandeira vermelha e branca. Segundo o narrador do conteúdo, seriam viaturas do Exército Brasileiro que passaram a exibir a bandeira de Cuba. As afirmações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Olha como está o Exército com a bandeirinha aí. A bandeirinha não é verde e amarela mais não. A bandeira é de Cuba. O quartel é traidor
As bandeiras exibidas no vídeo, com as cores vermelho e branco, fazem referência à Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, e não a Cuba. Diferente do emblema hasteado nos veículos, a bandeira de Cuba contém as cores azul, branco e vermelho em formas de linhas, um triângulo e uma estrela…
Veja a apuração completa no site Lupa