Apurado pelo site Estadão Verifica
Publicações nas redes sociais resgatam boato falso e desinformam ao alegar que ex-primeira-dama estaria viva e se escondendo na Europa
O que estão compartilhando: trecho em vídeo de um podcast onde o apresentador afirma que ninguém viu o corpo da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, falecida em 2017, porque o caixão estava fechado, e o entrevistado alega que ela está viva e foi descoberta na Itália. O segundo acrescenta que o marido dela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não está vivo.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Fotos publicadas em diferentes reportagens de 2017 comprovam que o caixão de Marisa Letícia permaneceu aberto durante o velório. Em uma transmissão ao vivo feita no perfil de Lula no Facebook, também é possível visualizar que não havia tampa no ataúde. Além disso, a afirmação de que Marisa fugiu para a Itália foi desmentida ainda naquele ano, quando o GZH, Veja e Boatos.Org demonstraram que uma imagem usada para sustentar essa alegação sofreu manipulação e, na verdade, foi registrada em 2005. Por fim, a afirmação de que Lula está morto é uma teoria da conspiração desmentida diversas vezes (aqui, )…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica