Falso: É falso que vacinas de RNA mensageiro são mortais, como afirmou médico americano em audiência no Senado

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que as vacinas de mRNA (RNA mensageiro) contra a Covid-19 são “mortais” e contraindicadas para todas as faixas etárias, como afirmou o médico americano James Thorp em audiência pública realizada no Senado brasileiro esta semana. A audiência tratou sobre obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 em crianças. Diferentemente do que alega o médico, os imunizantes tiveram sua eficácia e segurança comprovadas em estudos revisados pela comunidade científica e são indicados por órgãos governamentais.

O trecho recortado da fala de Thorp acumulava ao menos 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (27).

Um trecho da fala do médico James Thorp durante uma audiência pública ocorrida no Senado na última segunda-feira (26) tem viralizado nas redes para sugerir que as vacinas de mRNA (RNA mensageiro) não seriam seguras ou eficazes. De acordo com o americano, imunizantes como o da Pfizer seriam mortais não só para crianças e bebês, mas também para adultos, e a tecnologia deveria ser “imediatamente removida do mercado global”. Suas afirmações, no entanto, não têm base na realidade.

Instituições oficiais e estudos científicos revisados já comprovaram a segurança e a eficácia das vacinas de mRNA mensageiro tanto em crianças quanto em adultos:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos