Falso: É falso que vacina pediátrica usada no Brasil não protege contra Covid-19

Apurado pelo site Lupa

Circulam na internet trechos de um discurso em que o médico e infectologista Francisco Cardoso afirma que a vacina pediátrica da Pfizer oferecida no Brasil não promove proteção contra Covid-19, por estar desatualizada. A fala ocorreu em 26 de fevereiro de 2024 no Senado Federal. Ele diz ainda que o imunizante está proibido nos Estados Unidos. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda vacinação obrigatória contra Covid-19 em menores de 5 anos”

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) não imponha a vacinação obrigatória, e entidade recomenda que os países tornem as vacinas acessíveis para a população e que conscientizem as pessoas a se imunizarem. “Atualmente, a Organização Mundial da Saúde não apoia a imposição de obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, considerando ser melhor trabalhar em campanhas de conscientização e em tornar as vacinas acessíveis”, esclareceu a organização, em nota enviada à Lupa…

Veja a apuração completa no site Lupa