FALSO: É falso que vacina infantil anticovid cause consequências mais graves que a própria doença

Em vídeo que viralizou no Kwai e no Facebook, médico associa miocardite aguda à vacinação, mas o risco da inflamação é 20 vezes maior com a covid-19 do que com a imunização

Apurado pelo site Estadão Verifica

Um conteúdo negacionista, com 9,3 mil compartilhamentos no Facebook, questiona a segurança das vacinas contra a covid-19 para crianças. O autor do vídeo afirma que a vacinação causa consequências mais graves do que contrair a doença – ele cita a miocardite aguda, uma inflamação no tecido do coração. Na realidade, o risco de desenvolver miocardite é 20 vezes maior ao contrair o coronavírus do que ao se imunizar, esclarece uma nota conjunta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 2021.

O Ministério da Saúde informou ao Estadão que, como qualquer medicamento ou imunizante, as vacinas contra o coronavírus podem causar eventos adversos. Mas, em sua maioria, não têm gravidade, como dores de cabeça, tosse, diarreia, rinite, náusea, entre outros. “Esses eventos (de miocardite) são muito raros e ocorrem, em média, um caso a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando um risco significativamente inferior ao risco de complicações causadas pela infecção da covid-19”, informou o ministério.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a miocardite é um efeito raríssimo, que ocorre mais frequentemente em meninos. “Algo intrigante, porque é o primeiro efeito colateral de vacinas que se relaciona mais com um sexo do que outro, mas mesmo assim é muito raro”, disse…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica