Áudio que circula nas redes afirma que, para a campanha de vacinação contra a gripe, a Pfizer teria produzido um imunizante que combina a vacina contra a Covid-19 e o imunizante contra Influenza. É falso. O Ministério da Saúde afirmou que a vacinação contra a gripe será feita com vacina que protege exclusivamente contra as cepas da Influenza.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp um áudio em que uma mulher afirma que a vacina contra a Covid-19 seria adicionada ao imunizante contra a gripe produzido pela farmacêutica Pfizer. Em tom conspiratório, ela argumenta que o objetivo seria driblar a resistência da população à vacina anti-Covid e, dessa forma, promover um extermínio em massa. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Não deixe ninguém da sua família tomar a tal da bivalente pra Covid, que já está sendo aplicada. E não deixe nenhum idoso tomar — ninguém, ninguém, ninguém, não só idoso, não — a vacina da gripe. Como as pessoas não querem tomar a vacina da Covid, eles vão enfiar a vacina da Covid dentro da vacina da gripe e todas as duas vão ser fabricadas pela Pfizer. O objetivo é exterminar 50% da população do mundo.
A informação analisada pela Lupa é falsa. Para a campanha de vacinação contra a gripe deste ano, serão aplicadas vacinas que oferecem proteção apenas contra os vírus da Influenza. Além disso, conforme afirmou o Ministério da Saúde em nota encaminhada à Lupa, as vacinas contra a gripe que serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas pelo Instituto Butantan — e não pela Pfizer, como afirma o conteúdo falso.
A farmacêutica Pfizer, responsável pelas vacinas bivalentes contra o coronavírus que são atualmente utilizadas no Brasil, negou que produza imunizantes que oferecem proteção combinada contra a Influenza. “Atualmente, a Pfizer não possui em seu portfólio de vacinas um imunizante aprovado para prevenção de gripe”, disse em nota…