Falso: É falso que TSE tenha liberado Bolsonaro para disputar as eleições de 2026

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá disputar as eleições de 2026 após obter uma vitória no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como sugere vídeo postado nas redes sociais.

Nele, uma fala do ex-ministro do TSE Benedito Gonçalves é usada fora de contexto para dar a entender que ele estaria liberando Bolsonaro a se candidatar daqui a dois anos, nas próximas eleições presidenciais.

A checagem foi sugerida por internautas que mandaram mensagem para o UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Outros elementos do conteúdo desinformativo são o texto sobreposto “O Sol da esperança está renascendo”, o rosto de Bolsonaro dentro de um sol, o ano 2026 escrito com emojis e a introdução por texto “O TRIBUNAL ELEITORAL REJEITOU O PROCESSO DE INEGILIBIDADE DO BOLSONARO! BOLSONARO DE VOLTA EM 2026!” O vídeo ainda tem cenas do jornalista Tino Marcos e do narrador Galvão Bueno falando o bordão “Galvão? Fala, Tino! Sentiu!” e imagens do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin como se estivessem chorando, usando filtros de IA para simular rostos tristes neles.

Decisão sobre live não muda inelegibilidade de Bolsonaro. Em junho de 2023, Bolsonaro foi condenado pelo TSE por uma reunião com embaixadores ocorrida em julho de 2022 (aqui). Os advogados do ex-presidente já tentaram reverter a decisão e tiveram seus argumentos negados em dezembro de 2023 (aqui) e, mais recentemente, na semana passada (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere