Falso: É falso que Trump tenha publicado esta declaração apoiando um referendo em Porto Rico em 31 de outubro de 2024: é de 2016

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A jovem que aparece no vídeo afirma que o comunicado foi publicado em 31 de outubro de 2024, mas é falso. A declaração original foi publicada em 2016. Além disso, Trump não apoia diretamente um referendo, mas apoia o direito dos porto-riquenhos a um processo de autodeterminação para decidir o seu estatuto político.
Um vídeo está circulando no TikTok indicando que Donald Trump concorda plenamente com a realização de um referendo para que Porto Rico alcance sua independência.

A jovem que aparece no vídeo afirma que foi publicado em 31 de outubro de 2024, mas é falso. A declaração original foi publicada em 2016.

Além disso, na declaração, Trump não apoia directamente um referendo, mas apoia o direito dos porto-riquenhos a um processo de autodeterminação para decidir o seu estatuto político.

“Trump diz que, de acordo com o protocolo do Congresso e a Constituição, concorda plenamente com a realização de um referendo para que Porto Rico tenha a sua independência”,  indica conteúdo publicado no TikTok . A menina que aparece no vídeo garante que se trata de uma notícia de 31 de outubro de 2024, poucos dias antes das  eleições de 2024 nos Estados Unidos,  nas quais  Donald Trump,  ex-presidente e candidato republicano,  foi eleito  presidente.  É falso.  A  declaração foi publicada em 2016 .

Do  Factchequeado  fizemos uma busca no Google pelo texto da declaração e verificamos que ela foi entregue aos jornalistas durante a primeira campanha presidencial de Trump,  conforme indicado em 26 de dezembro de 2016 pelo portal Puerto Rico Report . Outros portais,  como o Puerto Rico 51st, também divulgaram o comunicado na época .

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷