Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um trecho de um vídeo do senador Marcos do Val (Podemos-ES) em que ele afirma que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vai colocar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “na cadeia” assim que ele assumir o cargo em janeiro de 2025. O senador diz ainda que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e o Tribunal Criminal Internacional são as únicas duas instituições que têm autonomia e legalidade de prender o ministro do STF. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Pode avisar para os brasileiros […]. Que eu já avisei ao Eduardo Bolsonaro que na primeira semana que eu [Donald trump] assumir a posse como presidente dos Estados Unidos, a primeira coisa que eu vou fazer nessa semana é botar o Alexandre de Moraes na cadeia
A Constituição Federal, em seu artigo 5º, proíbe expressamente a extradição de brasileiro nato “quaisquer que sejam as circunstâncias e a natureza do delito”, reforça o Supremo Tribunal Federal (STF). Como brasileiro nato, Alexandre de Moraes não poderia ser extraditado para outro país a pedido de um presidente…
Veja a apuração completa no site Lupa