Apurado pelo site UOL Confere
O empresário Bill Gates não teve um mandado de prisão emitido nas Filipinas por um suposto “assassinato premeditado” devido a mortes por vacinas contra a covid-19. A alegação publicada nas redes sociais afirma falsamente que o Tribunal de Crimes Hediondos de Manila, capital do país asiático, determinou a prisão internacional do fundador da Microsoft.
O tribunal não existe. O tuíte que compartilha a notícia falsa afirma que Gates será preso pelo crime de homicídio, segundo o artigo 248 do Código Penal Filipino. Por sua vez, o site da Supremo Corte das Filipinas, com a com a lista de tribunais e a descrição do sistema judicial, mostra que não existe um Tribunal de Crimes Hediondos no país. Os delitos de extrema gravidade são julgados em tribunais regionais. A publicação, do dia 3 de março, tem 33.200 visualizações, 1.946 curtidas, 29 comentários e 651 retuítes.
A informação foi publicada no Twitter e tem origem em um site americano conhecido por publicar conteúdos falsos. Na rede social, o usuário compartilha um print de uma suposta reportagem em português, de 2 de março, com o título mentiroso: “Mandado de prisão de Bill Gates emitido nas Filipinas por ‘assassinato premeditado’ vinculado ao lançamento de vacina”…