Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais mensagem afirmando que houve fraude nas eleições presidenciais de 2022. Como prova, o narrador do vídeo alega que, a cada 12% das urnas apuradas, Lula subia 1% e Bolsonaro caía 0,5%. “Se eu aplico uma linha de tendência para o candidato Bolsonaro, eu evidencio aqui uma queda regular durante todo o período. Se eu aplico a mesma linha de tendência ao candidato Lula, eu evidencio também o crescimento regular e acentuado durante igual período. Isso na informática, damos o nome de algoritmo”, diz a pessoa que, segundo a legenda do post, é o “maior cientista do mundo em informática”. As informações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O maior cientista do mundo em informática apresenta aos brasileiros e ao mundo que a eleição de 2022 no Brasil foi fraudada
Os resultados parciais de Bolsonaro e Lula mostrados no vídeo são falsos e, portanto, não é possível observar qualquer tendência “regular” ou “programada” de queda e crescimento na votação dos candidatos durante a totalização dos votos do 1º turno…
Veja a apuração completa no site Lupa