Falso: É falso que totalização demonstra votos programados na eleição presidencial de 2022

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais mensagem afirmando que houve fraude nas eleições presidenciais de 2022. Como prova, o narrador do vídeo alega que, a cada 12% das urnas apuradas, Lula subia 1% e Bolsonaro caía 0,5%. “Se eu aplico uma linha de tendência para o candidato Bolsonaro, eu evidencio aqui uma queda regular durante todo o período. Se eu aplico a mesma linha de tendência ao candidato Lula, eu evidencio também o crescimento regular e acentuado durante igual período. Isso na informática, damos o nome de algoritmo”, diz a pessoa que, segundo a legenda do post, é o “maior cientista do mundo em informática”. As informações são falsas.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

O maior cientista do mundo em informática apresenta aos brasileiros e ao mundo que a eleição de 2022 no Brasil foi fraudada

Os resultados parciais de Bolsonaro e Lula mostrados no vídeo são falsos e, portanto, não é possível observar qualquer tendência “regular” ou “programada” de queda e crescimento na votação dos candidatos durante a totalização dos votos do 1º turno…

Veja a apuração completa no site Lupa