Falso: É falso que STF barrou guia turística por usar camiseta verde e amarela

Apurado pelo site Lupa

Em vídeo, uma mulher que se identificou como guia turística afirma que foi barrada de entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) por usar uma camiseta com as cores da bandeira do Brasil. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Fui impedida de acompanhar os meus clientes, que iam apenas tirar uma foto com a obra do [Alfredo] Ceschiatti, em frente ao STF, porque eu estou com a blusa que tem a bandeira do Brasil.”

Em nota, o STF negou que tenha barrado a entrada da guia turística por ela usar uma camiseta com as cores da bandeira do Brasil. Ela de fato foi impedida de ir até a escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, localizada na parte da frente do tribunal. O STF esclareceu, contudo, que, é necessário agendamento prévio para ficar na parte interna do gradil. A Corte também negou que a profissional tenha sido barrada de tirar fotografias do lado externo…

Veja a apuração completa no site Lupa