Circula nas redes a informação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, teria anunciado o corte do programa Bolsa Família por 60 dias. É falso. Na realidade, a ministra falou que planeja adiar em 60 dias o bloqueio de beneficiários irregulares.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais a informação de que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), teria anunciado o corte do programa Bolsa Família por 60 dias a partir de fevereiro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhum bloqueio total no pagamento dos benefícios do Bolsa Família foi anunciado pelo governo federal. Na realidade, durante entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo em 16 de janeiro de 2023, Simone Tebet afirmou que o governo planeja adiar em 60 dias o início do pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que reúne os beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é bloquear benefícios irregulares. Tebet prevê que esses bloqueios comecem “em fevereiro ou março”…