Falso: É falso que SBT apagou reportagem sobre caminhões com doações barrados no Sul

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o SBT apagou de seus perfis nas redes uma reportagem sobre caminhões barrados no Rio Grande do Sul, como alegam posts desinformativos. A reportagem foi publicada em 7 de maio, e no mesmo dia houve uma mudança temporária na privacidade no vídeo da reportagem na conta do programa “Tá na Hora”, no YouTube. O conteúdo voltou a ficar disponível na íntegra desde a tarde de quarta-feira (8), o que foi confirmado pelo SBT. Além disso, posts sobre a reportagem têm sido feitos em outras plataformas do SBT desde terça (7).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.100 compartilhamentos no Facebook, 1,6 milhões de visualizações no X e 100 mil visualizações no Tik Tok até a tarde desta sexta-feira (10).

É falso que o SBT apagou de suas redes uma reportagem sobre caminhões com doações barrados no Rio Grande do Sul. Aos Fatos verificou que a íntegra da reportagem, exibida pelo programa “Tá na Hora” na terça-feira (7), pode ser acessada no site do SBT e no YouTube, plataforma em que foi publicada às 20h04 do mesmo dia. Além disso, a conta do programa no Instagram tem publicado trechos desde então.

A Wayback Machine, ferramenta que salva prints de páginas na internet, registrou o vídeo nove vezes entre quarta-feira (8) e esta sexta (10). O único registro que prova que o vídeo estava inacessível foi feito às 1h06 (horário de Brasília) da manhã de quarta. No print, consta a informação de que o vídeo estava em modo privado, o que não significa que o material tenha sido apagado. A partir do registro seguinte, às 11h20 do mesmo dia, não há qualquer restrição no vídeo, que possui 98 comentários, mas a plataforma não informa a data e o horário da primeira mensagem…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos