FALSO: É falso que Receita Federal obriga bares e restaurantes a usar ‘máquina Tefe’ para vigiar gastos de clientes

Post diz que, desde 1º de abril, bares e restaurantes estão usando uma maquininha chamada Tefe que possibilita à Receita Federal vigiar gastos com cartão dos brasileiros. É falso. A obrigatoriedade de uso da TEF (e não Tefe) é definida pelas Secretarias da Fazenda dos estados e seu objetivo é inibir a sonegação de empresas e não vigiar consumidores.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo informando que, desde o dia 1º de abril de 2023, bares e restaurantes tiveram que instalar uma maquininha chamada “Tefe” ou algum programa equivalente para que a Receita Federal acompanhe gastos no cartão de crédito dos clientes, como se fosse um tipo de Big Brother. Em algumas versões da postagem, ao lado da mulher que apresenta o vídeo há uma foto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com a frase “Faz o L”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Você está ostentando nas redes sociais e a Receita Federal sabe disso. Pra você ter um exemplo, a partir do dia primeiro de abril, bares e restaurantes vão ter que instalar uma maquininha chamada Tefe ou algum programa que equivale a Tefe. A partir de primeiro de julho existirá aos outros estabelecimentos que vão ter que estabelecer ou esse programa ou a maquininha. Sabe o que isso quer dizer? Isso quer dizer que todo o cartão de crédito que você passar, consumidor final, você vai ter que colocar o seu CPF e isso vai fazer com que a Receita consiga verificar toda a movimentação que você vai fazer na sua conta corrente quanto no seu cartão de crédito

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Receita Federal explica, em nota, que a obrigatoriedade de uso da Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) – e não “Tefe” como consta nas legendas do vídeo – é definida pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e não pelo órgão. Ou seja, não é uma medida obrigatória para todo o país. 

A TEF não é apenas uma maquininha, mas um sistema que possibilita que transações financeiras referentes a compras por cartão sejam feitas de maneira rápida e segura. Diferente das maquininhas tradicionais, a TEF permite que as vendas em cartão estejam integradas com o próprio sistema de vendas da loja e proporciona transações com diversas bandeiras de cartões…

Veja a apuração completa no site Lupa