FALSO: É falso que Raull Santiago atuou como infiltrado em atos golpistas

Circula no WhatsApp um compilado de fotos de um homem negro. Em uma das imagens, o homem aparece abraçado com o presidente Lula. Segundo a legenda, essa pessoa seria um infiltrado nos atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro. É falso. O homem das fotos é o ativista Raull Santiago, que não estava em Brasília no dia das depredações.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um compilado de fotos de um homem negro. Segundo a legenda, seria uma pessoa “infiltrada” nos atos golpistas de grupos bolsonaristas registrados em Brasília (DF) no domingo (8).  

Em uma das imagens, o homem usa um boné com a sigla “CPX” e aparece abraçado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em outra foto, ele está acompanhado de outras três pessoas negras. Também é compartilhada uma foto dele usando um terno. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

OLHA AI UM DOS INFILTRADOS NA ALVORADA FINGINDO SER PATRIOTA (…)

A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que aparece nas imagens é o empreendedor social e ativista Raull Santiago. A peça desinformativa reproduz fotos publicadas em seu Instagram. Nenhuma delas foi tirada em Brasília, onde ocorreram os atos golpistas de domingo…

Veja a apuração completa no site Lupa