Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo de uma fiscalização feita pelo vereador de Niterói (RJ) Douglas Gomes (PL) em um depósito de equipamentos da rede de educação do município. Nas imagens, o parlamentar mostra diversas caixas fechadas com tablets. A legenda afirma que esse material foi doado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria “escondendo” os tablets para não entregar à população. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Fiscalização do deputado descobre centenas de doações do governo Bolsonaro escondidos pelos PTralhas para não doar as pessoas
Diferentemente do que afirma a legenda, os tablets encontrados no depósito da rede municipal de educação de Niterói não foram “escondidos” pelo governo Lula. O material foi comprado com recursos próprios do município, em 2022. Entretanto, a distribuição ainda não ocorreu, segundo a prefeitura de Niterói, porque foi necessário seguir determinações do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O prefeito da cidade é filiado ao PDT — logo, não há nenhuma relação com o PT…
Veja a apuração completa no site Lupa