Falso: É falso que PT ‘comprou’ vitória de Lula em 2022

Apurado pelo site Lupa

Circula na internet mensagem de texto com o título “divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”, alegando que a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ‘vendida’ pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao PT.  O suposto texto informa ainda que Jair Bolsonaro (PL) venceu o pleito com 87% dos votos. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“ATENÇÃO: DIVULGADO O ESCÂNDALO QUE TODO MUNDO SUSPEITAVA.Talvez, isso explique a razão do candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, ter declarado a seguinte frase: ‘Se as pessoas soubessem o que aconteceu na eleição, ficariam enojadas’.”

O texto que circula nas redes é uma adaptação de um boato antigo, que há 25 anos é usado para espalhar desinformação. A versão original nasceu de uma corrente de e-mail, que começou a circular após a Copa do Mundo da França, em 1998. Apesar de o texto ter sofrido adaptações, a essência do conteúdo continua a mesma…

Veja a apuração completa no site Lupa