FALSO: É falso que presidente argentino apoiou, em vídeo, eutanásia para idosos

Legenda de vídeo com fala do presidente argentino Alberto Fernández afirma que ele teria sugerido matar a população acima de 70 anos por eutanásia, pois os idosos seriam um problema para a economia. É falso. A legenda não corresponde com a frase original do chefe de Estado que, na verdade, disse que o valor da vida era o mais importante.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um post com um vídeo com o trecho de uma entrevista com o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Segundo a legenda, ele teria dito que manter vivos os idosos acima de 70 anos seria muito caro e, por isso, a solução seria matá-los por meio de eutanásia. 

Em outra variação do mesmo conteúdo, a legenda apresentada no vídeo afirma que o chefe de Estado teria dito que o maior problema da economia são os idosos. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

O presidente da Argentina, amigo de Lula, está propondo eutanásia generalizada para os idosos acima de 70 anos, pois os idosos que antes viviam até os 70 anos, agora estão vivendo até aos 85 anos de idade gerando grande prejuízo para a economia. Imagine um político de direita propor tal disparate criminoso, senão genocida… 🤔..

Veja a apuração completa no site Lupa