Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o prefeito de Ouricuri (PE), Francisco Ricardo Soares Ramos, seja filiado ao PT nem que policiais apreenderam R$ 70 milhões guardados por ele em caixas, como alegam publicações nas redes. Ramos é filiado ao PSDB, não há registros de que tenham sido apreendidos quaisquer valores em posse dele, e o vídeo difundido pelas peças de desinformação contém imagens de uma operação realizada pela Polícia Federal no estado de Sergipe, não relacionada a Ramos nem ao município de Ouricuri.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 27 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (1°), além de circularem também na plataforma de vídeos curtos Kwai e no Telegram.
Posts nas redes enganam ao afirmar que o prefeito de Ouricuri (PE), Ricardo Ramos, é filiado ao PT e que policiais apreenderam R$ 70 milhões guardados em caixas por ele no dia 29 de julho de 2023. Ramos, na realidade, é filiado ao PSDB, e o Aos Fatos não localizou registros na imprensa e nos sites da PF e da Polícia Civil de Pernambuco sobre operações contra o prefeito ou apreensão de valores em espécie em posse dele.
Fotos e vídeos que mostram maços de dinheiro em malas e caixas, difundidos pelas peças checadas, não retratam valores em posse de Ramos, e sim a Operação Distração, realizada pela PF em Sergipe, em março de 2021, que teve como alvo os donos do site de apostas EsporteNet. Essas mesmas imagens já foram falsamente atribuídas a supostas apreensões realizadas contra políticos no Maranhão em março e julho de 2021…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos