Falso: É falso que Papa Francisco liberou até churrasco na Páscoa para os católicos

Apurado pelo site Aos Fatos

Não há registros públicos de que o Papa Francisco tenha dito que os católicos podem comer o que quiserem na Páscoa, diferentemente do que tem sido afirmado por publicações nas redes. Aos Fatos não localizou quaisquer declarações de teor igual ou semelhante feitas por Francisco na imprensa e no acervo de mensagens do pontífice, no site do Vaticano.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 22 mil compartilhamentos no Facebook e 1.500 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (28).

Posts nas redes atribuem de maneira enganosa ao Papa Francisco uma mensagem que orienta os católicos a comerem “o que quiserem na Páscoa” e diz que “um bom churrasco ou um guisado de carne” não tornará o fiel uma pessoa ruim. Por meio de pesquisa na imprensa e no acervo de mensagens do pontífice no site do Vaticano, Aos Fatos não localizou qualquer declaração semelhante desde que Francisco iniciou o pontificado, em 2013.

Em uma mensagem divulgada em fevereiro para marcar a Quaresma (período de 40 dias que antecede a Páscoa), o Papa Francisco não faz qualquer orientação sobre o consumo de alimentos. Nela, o pontífice versa sobre a liberdade e diz que a Quaresma é um “tempo de conversão, um tempo de liberdade”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos