Falso: É falso que papa Francisco enviou recado a Bolsonaro antes de morrer

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o papa Francisco enviou um recado a Jair Bolsonaro (PL) sobre as eleições de 2026 antes de morrer, como fazem crer posts nas redes. Não há registros na imprensa e no site oficial do Vaticano de que o pontífice tenha entrado em contato com o ex-presidente.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (24).

Posts nas redes mentem ao alegar que o papa Francisco teria enviado uma mensagem a Bolsonaro sobre as eleições de 2026 antes de morrer. A alegação enganosa é um clickbait, tática que usa enunciados falsos ou sensacionalistas para gerar tráfego de audiência a um determinado site.

Diferentemente do que alegam os posts falsos, não há registros na imprensa, nas redes ou no portal oficial do Vaticano de que o pontífice tenha encaminhado qualquer mensagem ao ex-presidente, que está internado devido a uma cirurgia no intestino.

Algumas versões da peça de desinformação compartilham a alegação enganosa acompanhada do link de uma notícia antiga. Em janeiro de 2022, o papa enviou uma mensagem de condolências ao ex-presidente após a morte de sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro. Não havia nenhuma menção às eleições daquele ano no documento.

O papa Francisco morreu na última segunda-feira (21) depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de uma parada cardiorrespiratória. O pontífice havia passado por uma internação recente para tratar uma pneumonia bilateral…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos