Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Lula permitiu que o ex-ministro José Dirceu e outras autoridades assinassem atos publicados no DOU (Diário Oficial da União) durante sua internação. Diferentemente do que sugerem peças de desinformação nas redes, Lula assinou leis e decretos digitalmente enquanto esteve internado na UTI, já que optou por não se afastar da Presidência.
Os post desinformativos somavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (16).
Posts nas redes enganam ao insinuar que pessoas como o ex-ministro José Dirceu (PT) teriam assinado decretos e leis em nome de Lula enquanto ele esteve internado na UTI, em São Paulo. Os atos despachados no período foram assinados digitalmente pelo presidente, que não se afastou de suas funções.
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), o presidente assinou documentos por meio de um mecanismo digital administrado pela pasta. “O combinado [é que] tudo aquilo que tenha prazo para sanção, ele [Lula] está assinando”, disse o ministro em entrevista ao UOL na última quinta-feira (12).
Lula foi internado no Hospital Sírio-Libanês na última terça (10) e realizou uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana. O presidente fez um novo procedimento na quinta (12) para evitar novos sangramentos e teve alta na manhã do último domingo (15).
Os boletins médicos registraram que o petista esteve consciente e bem disposto durante sua internação. Por isso, ele optou por não se afastar da Presidência no período. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assumiu apenas compromissos presenciais em Brasília…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos