Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Circula nas redes sociais uma publicação que afirma que “os donos da Sura são os mesmos da Semana”, sugerindo que a mídia favorece os interesses do conglomerado segurador ao qual pertence a empresa de promoção da saúde (EPS) de mesmo nome, uma dos três que pediram a saída do sistema geral de seguros em 2024.
“Vou lembrar que os donos do Sura são os mesmos da Semana; “Eles foram expostos”, diz, por exemplo, a publicação de Alexander Callejas no grupo do Facebook ‘NOTIPARACO REO #1087985’.
Na Colombiacheck verificamos a afirmação e descobrimos que era falsa. Os donos da Sura e os da revista Semana são diferentes. Embora o grupo Gilinski, atual proprietário da mídia, tivesse participação acionária na Sura, deixou de fazer parte dela após uma troca de ações em 2023.
Colombiacheck verificou múltiplas desinformações sobre a Sura, principalmente após o pedido de saque do regime geral de previdência social de saúde feito pela EPS no dia 28 de maio, como nas verificações “ Celso Tete Crespo desinforma a EPS sobre dinheiro após anunciar a retirada da Sura ” e “ A comparação da cobertura do Noticias Caracol iguala as crises da SaludCoop e da Sura sem contexto .”..
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴