Em vídeo antigo compartilhado nas redes como se fosse atual, o apresentador Sikêra Júnior afirma que a OMS teria pedido desculpas por não ter recomendado cloroquina e azitromicina no tratamento contra a Covid-19. É falso. A organização mantém o posicionamento que indica a ineficácia desses medicamentos para prevenir ou tratar a doença.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que o apresentador do programa Alerta Amazonas, Sikêra Júnior, afirma que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu desculpas por não ter recomendado a cloroquina e a azitromicina como medicamentos contra a Covid-19. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Interessante ver a Organização Mundial da Saúde pedindo desculpas porque não autorizou o uso da cloroquina, da azitromicina. Que covardes. Muita gente morreu por causa de vocês
A informação analisada pela Lupa é falsa. A OMS não pediu desculpas por não ter recomendado a cloroquina e a azitromicina contra a Covid-19. Atualmente, a entidade mantém seu posicionamento, indicando a falta de evidências sobre a eficácia desses dois medicamentos no tratamento da doença. Além disso, a gravação é de 2020, mas voltou a ser compartilhada em 2023 como se fosse atual.
O comentário de Sikêra Júnior foi transmitido no programa Alerta Amazonas, da TV A Crítica. O programa na íntegra não foi localizado, mas o trecho desinformativo circula nas redes sociais desde 10 de junho de 2020. À época, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilharam a gravação em suas contas no Twitter…