Falso: É falso que o voto é anulado se o envelope estiver preso dentro da sala escura

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula um áudio que diz que se no dia da eleição o envelope do voto for colado fora da vista das autoridades eleitorais, o voto é anulado na hipótese de ter sido colado “com saliva”. Mas isso é falso. Autoridades da Câmara Nacional Eleitoral e da Justiça Nacional Eleitoral garantiram que se trata de desinformação e que o Código Eleitoral Nacional não especifica que fechar o envelope fora da vista das autoridades é motivo para anular o voto.
Circula um áudio que diz que se no dia da eleição o envelope do voto for colado fora da vista das autoridades eleitorais, o voto é anulado na hipótese de ter sido colado “com saliva”. Mas isso é falso.

Autoridades da Câmara Nacional Eleitoral e da Justiça Nacional Eleitoral garantiram que se trata de desinformação e que o Código Eleitoral Nacional não especifica que fechar o envelope fora da vista das autoridades é motivo para anular o voto.

A desinformação já circulou durante a campanha eleitoral de 2021 e foi desmentida pelo Reverso.

“Vou ser procurador de mesa e acabámos de ser notificados de um dispositivo a nível nacional que ninguém sabia, e como há muita gente que vai colar o envelope, existe a possibilidade de não colar mas tem gente que quer colar mesmo assim”, ouve-se em um áudio do WhatsApp que foi enviado várias vezes ao número do Reverso (+54 9 11 2342 5734) para verificação.

Segundo a mensagem, o envelope não deve ser fechado dentro da sala escura, mas em frente ao presidente da mesa. “E se vocês colocarem dentro da câmara escura? Quando você sai com o envelope colado dentro da sala escura, antes de colocar na urna, eles tiram e seu voto é anulado, porque se considera que foi colado com saliva e que isso é transmissão do vírus. ”

O mesmo áudio, junto com outras gravações e textos, circulou em 2021 dias antes das eleições Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO) em que foram renovadas cadeiras no Congresso, e em um contexto de casos de COVID-19. Já naquela época o conteúdo viral foi desmentido pela Reverso …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷