Isso é falso, pois é um programa de estudo da atmosfera terrestre que não pode causar um terremoto intencionalmente. Além disso, nem luzes no céu nem nuvens estranhas são indícios da ocorrência de um terremoto, pois não podem ser previstos.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Está circulando nas redes sociais uma teoria da conspiração que associa diferentes fenômenos ao High Frequency Active Aurora Research Program (HAARP) dos Estados Unidos.
No entanto, isso é falso, pois é um programa de estudo da atmosfera terrestre que não pode causar um terremoto intencionalmente.
Além disso, nem luzes no céu nem nuvens estranhas são indícios da ocorrência de um terremoto, pois não podem ser previstos.
Circula nas redes sociais uma teoria que atribui aos Estados Unidos a responsabilidade pelo terremoto ocorrido na Turquia e na Síria em 6 de fevereiro. Eles atribuem a ele a alegada implementação do Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Frequência ou “Projeto HAARP” (por sua sigla em inglês). No entanto, isso é falso.
Várias publicações no TikTok sustentam que “o projeto HAARP é usado para controlar o clima, causar terremotos, manipular o comportamento humano e desenvolver armas secretas”.
Em outras postagens desinformativas, é levantado o seguinte: “O terremoto na Turquia foi causado? HAARP? Este tipo de acontecimento é precedido por uma série de sinais como o voo errático das aves, sons estranhos que vêm de todos os lados, bem como clarões que não vêm do céu que saem da terra” (sic). Junto com a história, há uma série de imagens de nuvens com formas cilíndricas sobre o céu da Turquia…