Falso: É falso que o robô Curiosity da NASA encontrou evidências de vida selvagem em Marte

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A NASA ainda não descobriu vida no planeta vermelho. O Curiosity também não mudou de rumo, apenas desviou 150 metros para subir uma encosta coberta de areia e pedras.
Estão a circular nas redes sociais vídeos que garantem que o rover Curiosity da NASA encontrou indícios de “perigosos espécimes selvagens” em Marte e é por isso que o robô “de repente” mudou a sua rota.

No entanto, isso é falso. A NASA ainda não descobriu vida no planeta vermelho. O Curiosity também não mudou de rumo, apenas desviou 150 metros para subir uma encosta coberta de areia e pedras.

O vídeo viral faz parte de uma teoria da conspiração que afirma que a NASA tem informações confidenciais sobre a vida extraterrestre em Marte e que o governo dos Estados Unidos as esconde.

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais vídeos nos quais se assegura que as últimas imagens enviadas pelo rover Curiosity da NASA supostamente mostravam “evidências de pegadas, restos de esqueletos, organismos e areia removidos por uma batalha”, o que sugeriria que nosso o planeta vizinho seria habitado por “perigosos espécimes selvagens” ou “bestas superdesconhecidas”.

“A NASA ficou apavorada ao ver esta imagem de Marte e rapidamente percebendo o que estava acontecendo moveu às pressas o robô Curiosity fugindo desta área ”, diz o vídeo que no Facebook recebeu mais de 10.000 “curtidas” e no Tik Tok 470 mil interações, segundo o dados fornecidos pelas próprias redes sociais. 

No entanto, isso é falso. Curiosity , o robô da NASA que explora o solo marciano há mais de uma década, até agora não encontrou vida em Marte ou qualquer “evidência de vida selvagem”, como afirma o vídeo viral  …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷