Falso: É falso que o PIB cresceu mais em 8 meses de governo Lula do que em 4 anos de Bolsonaro

Apurado pelo site Aos Fatos

Não procede que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu mais em oito meses de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como alegam publicações nas redes. As peças tiram de contexto um trecho da programação da CNN Brasil que compara o crescimento do PIB entre os dois primeiros trimestres do governo Lula. O PIB acumulou uma alta de 5,8% quando somados os quatros anos da gestão de Bolsonaro, e 2,8% até o segundo trimestre do primeiro ano de governo de Lula.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 14 mil curtidas no Instagram e 37,9 mil visualizações na plataforma de vídeos curtos Kwai nesta segunda-feira (4).

Publicações nas redes enganam ao dizer que o PIB brasileiro cresceu mais em oito meses de governo Lula do que em quatro anos do governo Bolsonaro. Os posts tiram de contexto um trecho da programação da CNN Brasil, exibido na última sexta-feira (1°). No vídeo, a jornalista e economista Elaine Bast cita os últimos dados disponíveis do IBGE e diz que o PIB brasileiro cresceu 0,9% no segundo trimestre do governo Lula; no primeiro houve um crescimento de 1,9%. Em nenhum momento, Bast compara o crescimento com a gestão Bolsonaro.

Dados do IBGE mostram que o PIB acumulou nos quatros anos de governo Bolsonaro uma alta de 5,8%. O PIB cresceu nos anos de 2019 (1,2%), 2021 (5,0%) e 2022 (2,9%). Em 2022, no entanto, houve uma queda de 3,3% em razão da pandemia que afetou a economia mundial. Já nos dois primeiros trimestres do governo Lula o crescimento acumulado do PIB é de 2,8% — quase metade do percentual do crescimento acumulado em toda gestão anterior…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos