Falso: É falso que o Ministério Público italiano tenha solicitado a extradição de Marta Lucía Ramírez por negócio de aeronaves militares

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Desde 5 de setembro, circulam publicações no Instagram ( 1 ), Tiktok ( 1 , 2 ), Facebook ( 1 , 2 , 3 ) e Twitter ( 1 ) afirmando que a Itália solicitou a extradição da ex-vice-presidente Marta Lucía Ramírez para fins militares. comprar. As publicações falam de uma investigação levada a cabo pela Procuradoria de Nápoles por alegados subornos no valor de cerca de 80 milhões de dólares para a gestão da compra de equipamento militar naval italiano, durante o governo anterior. 

Postagens no Tiktok, Instagram, Twitter e Facebook sobre o tema. 

Devido à viralização desta informação, na Colombiacheck decidimos verificá-la e descobrimos que é falsa. Não existe tal pedido de extradição, aliás, a Procuradoria de Nápoles publicou um comunicado no qual garante que Ramírez não está sendo investigado.

Inicialmente, fizemos uma busca no Google com as palavras Marta Lúcia, investigação e Itália e descobrimos que meios de comunicação como Caracol Radio , Kienyke e Blu Radio publicaram notícias desde 6 de junho de 2023, nas quais consta que o ex-vice-presidente havia sido mencionado na investigação realizada pelo Ministério Público daquele país…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴