Falso: É falso que o Legislativo é o único poder legalmente constituído

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais vídeo com um homem que se apresenta como veterano militar, cujo nome de guerra seria Lisboa. Durante 8min32s ele faz diversas alegações, afirmando, por exemplo, que o Legislativo é o único poder legalmente constituído. Também diz que as eleições de 2022 foram fraudadas e que não é preciso impeachment para destituir o presidente da República, basta anular a posse. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Só existe hoje no Brasil um único Poder Constitucional de Estado, o poder que vocês exercem, o Poder Legislativo, o único poder legalmente constituído e legitimado pelo voto popular. Os demais poderes estão vagos” “Não há amparo constitucional para reconhecer a legalidade da atual formação do Executivo e do Judiciário””Judiciário também não existe legalmente”“O atual judiciário não é um poder constitucional regular”

O Artigo 2º da Constituição Federal de 1988 determina que “são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. De acordo com o Artigo 60 da Carta Magna, a separação dos Poderes não será objeto de deliberação por Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Ou seja, a independência e harmonia de Legislativo, Executivo e Judiciário é uma cláusula pétrea da Constituição, nenhum deles pode ser abolido…

Veja a apuração completa no site Lupa