Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Que o Instituto Nacional de Migrações (INM) tenha nacionalizado os migrantes e que o Instituto Nacional Eleitoral (INE) lhes tenha distribuído massivamente credenciais para votar nas eleições de 2024 é desinformação.
O que na verdade acontece é que redes como X e TikTok equiparam uma projeção demográfica do Conselho Nacional de População (Conapo) como se fosse a Lista Nominal do INE, onde são cadastradas e atualizadas as pessoas que podem votar.
Uma publicação chegou ao VerifiChat de El Sabueso em ( sic )”.
No momento da redação desta verificação, a publicação de 21 de junho de 2024 acumula mais de 6 mil curtidas e foi compartilhada mais de 5 mil vezes.
“Você se lembra das caravanas que vieram para Tijuana? Bom, já sabemos o que aconteceu”, diz um dos mais de 700 comentários.
El Sabueso consultou o INE sobre a referida publicação e partilhou a tabela que consta da publicação em X, com a qual menciona que houve mais 5 milhões de votos para Claudia Sheinbaum. O INE respondeu que se trata de projeções populacionais da entidade Conapo e não da Lista Nominal…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽