Falso: É falso que o homem desta foto fosse um camponês cubano que se recusou a trabalhar para o regime de Castro e foi baleado por ordem de ‘Che’ Guevara

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O homem ajoelhado era um cabo do Exército durante a ditadura de Fulgêncio Batista em Cuba e não um “camponês cubano”. A afirmação foi do padre da imagem, do site do Prêmio Pulitzer e da agência internacional Getty Images. O homem, identificado como José Cipriano Rodríguez, foi condenado à execução após ser considerado culpado pela morte de dois irmãos num julgamento perante um tribunal militar.
O homem ajoelhado era um cabo do Exército durante a ditadura de Fulgêncio Batista em Cuba e não um “camponês cubano”. A afirmação foi do padre da imagem, do site do Prêmio Pulitzer e da agência internacional Getty Images.

O homem da fotografia, identificado como José Cipriano Rodríguez, foi condenado à execução depois de ter sido considerado culpado pela morte de dois irmãos num julgamento perante um tribunal militar, segundo a agência internacional Getty Images.

A imagem é do fotógrafo Andrew Lopez e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1960.

A fotografia de um homem ajoelhado recebendo a bênção de um padre diante de um grupo de homens armados está circulando nas redes sociais. O texto que acompanha a imagem indica: “Esta foto ganhou o Prêmio Pulitzer de 1960. Um padre abençoando um agricultor cubano dono de suas terras, que se recusou a trabalhar para o regime de Castro…foi baleado sem direito à defesa por ordem de ‘Che Guevara’ num ‘julgamento’ que durou 4 minutos. Você nunca verá essa foto em uma camiseta…”. Contudo, é falso que o homem baleado fosse um “camponês cubano” que se recusou “a trabalhar para o regime de Castro”.

Uma busca reversa pela fotografia revela que ela realmente ganhou o Prêmio Pulitzer de 1960 . Porém, a descrição da imagem captada pelo fotógrafo Andrew López indica que a premiada série é composta por quatro fotografias de um cabo, ex-exército do ditador cubano Fulgencio Batista Zaldívar, que foi executado por um pelotão de fuzilamento do ex-líder cubano Fidel Castro . A imagem principal mostra o condenado recebendo a extrema unção.

A foto de 1959 também aparece na agência internacional Getty Images junto com a seguinte descrição: “Nesta fotografia ganhadora do Prêmio Pulitzer, o cabo José Cipriano Rodríguez segura um crucifixo enquanto se ajoelha diante do padre Domingo Lorenzo aqui em 17 de janeiro, pouco antes de Rodríguez ser executado. Ele foi considerado culpado pela morte de dois irmãos num julgamento perante um tribunal militar …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷