Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula uma captura de tela onde aparece a imagem do ex-presidente junto com a de um ex-presidente ucraniano e do rei da Arábia Saudita. No entanto, o relatório transmitido pela televisão em 2016 não se refere a uma classificação da corrupção por país, mas sim à cobertura do canal dos chamados “Panama Papers”.
Uma captura de tela que circula nas redes sociais mostra a imagem do ex-presidente Mauricio Macri (Cambiemos) junto com a de um ex-presidente ucraniano e do rei da Arábia Saudita sob o título “Anel da corrupção”.
No entanto, o relatório transmitido pela televisão em 2016 não se refere a uma classificação da corrupção por país, mas sim à cobertura do canal dos chamados “Panama Papers”.
Essa desinformação circula pelo menos desde 2017 e foi verificada anteriormente pelo Chequeado.
Circula nas redes sociais uma captura de tela da rede de televisão americana CBS, da qual se afirma que “colocou Mauricio Macri (2015-2019) em uma reportagem apontando os 3 governos mais corruptos do mundo”. Na mesma imagem, Petro Poroshenko, ex-presidente da Ucrânia, e Salman bin Abdulaziz Al Saud, rei da Arábia Saudita, aparecem ao lado do texto “Anel de corrupção”.
No entanto, isso é falso. A imagem não se refere a um ranking de corrupção, mas à cobertura do canal sobre os “Panama Papers”.
A publicação no X conta com mais de 18 mil curtidas e mais de 3 mil retuítes, segundo dados fornecidos pela própria rede social…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷