Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
O decreto de necessidade e urgência (DNU) 70/2023 estabeleceu alterações na licença maternidade no número mínimo de dias de licença obrigatória anterior ao parto: atualmente são 10, e antes eram 30. Mas a regra não modifica o número de licença total de dias; Eles ainda têm 90 anos.
O decreto de necessidade e urgência (DNU) em vigor desde 29 de dezembro de 2023 estabelece modificação na licença maternidade, mas a regra não reduz o número total de dias de licença; Eles ainda têm 90 anos.
O que se modifica é o número mínimo de dias de licença obrigatória antes do parto: atualmente são 10, e antes eram 30.
Os especialistas explicam que com essa mudança não será possível estabelecer se o funcionário será prejudicado ou beneficiado, mas será analisado no momento da aplicação em cada caso.
Circula nas redes sociais uma mensagem que sustenta que, após o decreto de necessidade e urgência (DNU) emitido pelo presidente Javier Milei (La Libertad Avanza), os dias de licença maternidade serão reduzidos devido a uma modificação na Lei do Contrato de Trabalho. No entanto, isso é falso.
A publicação em Não se pode mexer com gestantes, mães e seus filhos” (sic).
Desde 29 de dezembro de 2023, está em vigor o DNU 70/2023, ditado pelo Presidente Milei, modificando, substituindo ou revogando mais de 100 leis ou decretos…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷