Apurado pelo site Lupa
Publicação nas redes sociais alega que nove pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, município da região Metropolitana de Porto Alegre, morreram após o local ser inundado por chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
URGENTE – Água inunda UTI em Canoas e 9 pacientes morrem no RS!Nove pacientes que estavam internados na UTI do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, no RS, morreram depois de o local ser inundado pelas chuvas que atingiram o Estado.
A informação sobre nove mortes em uma UTI havia sido divulgada, sábado (4), pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), e noticiada por diversos veículos de comunicação. Porém, ainda no sábado, no fim da noite, o político informou que estava errado, ele explicou que o secretário de Saúde do município, Mauro Sparta, recebeu a primeira informação das nove mortes e que cerca de uma hora depois, corrigiu o número. Segundo ele, duas mortes foram registradas durante a transposição de pacientes para outro local em razão da gravidade dos casos…
Veja a apuração completa no site Lupa