Falso: É falso que nos Estados Unidos os casos de miocardite em jovens tenham aumentado ‘exponencialmente’ devido às vacinas COVID-19

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

De acordo com estudos recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a miocardite é uma complicação rara da vacina COVID-19. Além disso, ao contrário do que indica o post viral, caso ocorra, a maioria dos pacientes se recupera completamente. 
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem aponta que, depois das vacinas contra o coronavírus, os casos de miocardite aumentaram “exponencialmente” em jovens entre 12 e 20 anos nos Estados Unidos. No entanto, isso é falso. 

De acordo com estudos recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a miocardite (inflamação do músculo cardíaco) é uma complicação rara da vacina COVID-19. 

Além disso, ao contrário do que indica o post viral, caso ocorra, a maioria dos pacientes se recupera completamente. 

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem aponta que, depois das vacinas contra o coronavírus, os casos de miocardite em jovens entre 12 e 20 anos nos Estados Unidos aumentaram “exponencialmente”. A pessoa – que se apresenta como Dr. Carlos Monteverde, do Equador – também afirma que se você for diagnosticado com miocardite “provavelmente morrerá”. 

No entanto, isso é falso. De acordo com estudos recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a miocardite (inflamação do músculo cardíaco) é uma complicação rara da vacina COVID-19 . Além disso, ao contrário do que indica o post viral, caso ocorra, a maioria dos pacientes se recupera completamente. 

A desinformação conta com mais de 230 mil visualizações no TikTok e no Instagram. Além disso, chegou ao número do WhatsApp do Chequeado para ser verificado…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷