Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Clauser usa falsos argumentos para negar a crise climática, que existe e tem consequências cada vez mais visíveis ao redor do mundo, como a recente onda de calor que atingiu Europa, Estados Unidos e China com temperaturas recordes.
Circulam nas redes sociais declarações do prémio Nobel da Física John Clauser numa conferência recente, onde nega a existência da crise climática e sustenta que os cientistas “exageram os efeitos do aumento da temperatura”.
No entanto, Clauser usa falsos argumentos para negar a crise climática, que existe e tem consequências cada vez mais visíveis em todo o mundo, como a recente onda de calor que afetou a Europa, os Estados Unidos e a China com temperaturas recordes.
Clauser faz parte do conselho da Co2 Coalition, organização dos Estados Unidos que nega a crise climática e tem recebido recursos de companhias petrolíferas. Além disso, o físico teórico americano não publicou artigos acadêmicos sobre mudanças climáticas.
Diferentes postagens circulam no TikTok , Telegram e X que se referem a declarações do Prêmio Nobel de Física John Clauser, que em uma conferência na Coréia do Sul em 26 de junho afirmou que “não há crise climática” e questionou os cientistas climáticos por exagerarem os efeitos de temperaturas crescentes.
Porém, a atual crise climática existe e, como explicamos nesta nota , já gera eventos climáticos extremos com impactos em todo o mundo . Clauser usa argumentos falsos, não tem artigos acadêmicos publicados sobre mudanças climáticas e faz parte de uma organização que recebeu financiamento de empresas petrolíferas, de acordo com os registros públicos da organização.
As postagens desinformantes tiveram mais de 5.000 retweets e “likes” no X, mais de 70.000 visualizações no TikTok e 40.000 interações no Telegram, segundo dados fornecidos pelas próprias redes sociais…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷