Falso: É falso que nanolipídios em vacinas da Covid-19 causam óbitos

Apurado pelo site Lupa

Vídeo que circula nas redes sociais mostra Pascal Najadi, um banqueiro de investimentos suíço, exigindo processo criminal de todos os envolvidos nas vacinas da Covid-19, a exemplo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o empresário Bill Gates. Nas imagens, o banqueiro afirma que os imunizantes são “armas biológicas” que injetam nanolipídios para ‘envenenar a humanidade’, levando a milhões de mortes. As informações são falsas.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

O FEM, a OMS, Gavi, Big Pharma, Bigh Tech, Bill Gates, todos defenderam uma injeção contra a humanidade por uma ARMA BIOLÓGICA injetando NANOLIPÍDIOS em 5,7 bilhões de pessoas

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os nanolipídios são usados pela indústria farmacêutica para diferentes vacinas e medicamentos. Os imunizantes são encapsulados com esse material, ou seja, o RNA mensageiro não fica livre, mas envolto nesses nanolipídios. Por meio deles, ocorre a entrega da informação para a célula, o que posteriormente será responsável pela geração da imunidade. “Assim, trata-se de um processo de formulação, com função de melhorar a disponibilização da substância ativa de diferentes vacinas e medicamentos”, diz o texto…

Veja a apuração completa no site Lupa