Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais a informação de que a mpox [conhecida anteriormente como varíola dos macacos] seria, na verdade, um efeito colateral das vacinas da Covid-19. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O Físico e político Alemão Wolfgang Wodarg: o Monkeypox na maioria dos casos é Herpes Zóster, efeito secundário das vacinas que tiveram adenovírus: É tão absurdo que até os médicos o repetem como papagaios. Eles são forçados a dizerem, se pequenas bolhas aparecem lá regionalmente, então é variola dos macacos e é muito doloroso. Vá lá pessoal, estes têm sido os sintomas do herpes zóster durante toda a nossa vida. Pelo menos tem de exigir um diagnóstico diferencial e dizer, por um momento, por que é que tem de ser varíola dos macacos? Só porque este teste de lista é positivo, prova que já foi colocada no mercado ao preço do ouro, é novamente um grande negócio que estão a montar. E, em segundo lugar, querem voltar a espalhar o medo. É um grande negócio baseado nas consequências desta vacina que nos obrigaram (incautos) por causa do corona. Por outras palavras, os efeitos secundários do corona são utilizados para inventar novos negócios, para voltar a incutir medo. É uma indústria muito perversa
O Ministério da Saúde explica em nota publicada em seu site que não há qualquer evidência que comprove que a mpox é um efeito da vacina da Covid-19. Ela é uma doença viral zoonótica transmitida por meio de contato com pessoas infectadas ou materiais contaminados. A mpox é causada pelo vírus MPXV, pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae — sem qualquer relação com o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid…
Veja a apuração completa no site Lupa