Falso: É falso que Moraes trocou 48 urnas em São Paulo para favorecer Boulos

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que o ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Alexandre de Moraes tenha mandado trocar 48 urnas nas eleições municipais de São Paulo do último domingo (6) para prejudicar o então candidato Pablo Marçal (PRTB), como afirmam postagens compartilhadas nas redes sociais.

Moraes não responde mais pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, portanto, não toma decisões referentes ao processo eleitoral. Além disso, o vídeo original mostra apenas o ministro se dirigindo a sua seção eleitoral e não faz menção alguma a trocas de urnas.

Gravação de celular mostra o ministro do Supremo, acompanhado por seguranças, subindo uma escada até chegar a uma sala de votação. Ele apenas fala “bom dia” durante o trajeto.

Logo do jornal Metrópoles está sobreposto ao vídeo, no topo. Abaixo, o texto: “ALEXANDRE DE MORÃES TROCOU 48 URNAS EM CIMA DA HORA EM SÃO PAULO PARA DERRUBAR MARÇAL E FAVORECER BOULOS.”

Moraes não responde mais pelo TSE. Cármem Lúcia é a atual presidente da Corte e, portanto, Moraes não toma mais decisões referentes ao processo eleitoral. Ele ocupou a presidência do TSE por dois anos e, em 3 de junho de 2024, a ministra tomou posse como presidente (aqui). O cargo de presidente é ocupado de forma rotativa entre os ministros do STF.

Gravação original afirma que Moraes não falou com a imprensa. No canal do YouTube do Metrópoles, o vídeo postado no domingo (aqui e abaixo) com a chamada “Sem falar com a imprensa, Alexandre de Moraes vota em SP” informa que o ministro votou em uma escola no Jardim Europa, na zona oeste de São Paulo, e que entrou no prédio pelas portas laterais…

Veja a apuração completa no site UOL Confere