Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ministro Alexandre de Moraes admitiu ser comunista e disse que o Supremo Tribunal Federal é socialista. As peças de desinformação editam e tiram de contexto uma brincadeira feita pelo magistrado durante um julgamento ocorrido em junho deste ano. Na ocasião, Moraes ironizava os que o acusavam de ser comunista.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e 1.100 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (19).
Posts nas redes compartilham uma fala editada e tirada de contexto de Alexandre de Moraes para fazer crer que o ministro teria confessado ser comunista. No registro original, gravado em 11 de junho deste ano em meio ao julgamento sobre a correção das contas do FGTS, fica claro que o magistrado fala em tom de brincadeira para rebater as acusações de que estaria alinhado à esquerda.
A fala de Moraes é uma resposta a posicionamentos anteriores dos ministros Luís Roberto Barroso e Flávio Dino. Durante o julgamento, Barroso propôs que a remuneração anual mínima dos depósitos do FGTS deveria corresponder ao rendimento da caderneta de poupança, tese que já havia sido defendida pelo magistrado no ano passado…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos