Falso: É falso que ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes não cursaram direito

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que os ministros do STF (Supremo Tribunal de Justiça) Dias Toffoli e Gilmar Mendes não tenham cursado direito, como afirmam publicações desinformativas que circulam nas redes sociais.

A própria Corte desmentiu a informação. Além disso, ambos atuaram como advogados antes de ingressar no Supremo, o que requer aprovação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, para tanto, diploma na área.

O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Acima das imagens, há o seguinte texto: “A arrogância é alta e a malandragem também. Um grupo de magistrados que há vários anos vêm investigando as indicações de Toffoli e Gilmar Mendes ao STF, apuraram que ambos não possuem certificado da OAB e nem sequer cursaram faculdade de direito.Os senadores que aprovaram suas indicações, na sabatina, para o STF à época ,foram escolhidos a dedo pelos ex-presidentes Lula e FHC , respectivamente. As provas produzidas nessa investigação, foram apostiladas e enviadas ao congresso americano e Tribunal Penal Internacional . * desdobramentos Joaquim Ribeiro”.

Toffoli e Mendes se formaram no curso de direito. Em nota à imprensa (aqui), o STF disse que os posts trazem “informação incorreta” sobre os ministros. “Toffoli é bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), graduado no ano de 1990 (). Decano do STF, Gilmar Mendes é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em 1978 (aqui), além de possuir mestrado e doutorado pela UnB e pela Universidade de Münster, na Alemanha”, diz o STF…

Veja a apuração completa no site UOL Confere