Falso: É falso que ministro da Defesa prometeu colocar Forças Armadas à disposição da Venezuela

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as Forças Armadas estão de prontidão para irem à Venezuela auxiliar o governo do ditador Nicolás Maduro. As peças distorcem uma declaração de Múcio alegando que os militares estão à disposição do Itamaraty e, caso necessário, podem ser enviados ao país para proteger a embaixada brasileira em Caracas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam mais de 7 mil curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (7).

Publicações nas redes enganam ao alegar que o Ministério da Defesa colocou as Forças Armadas à disposição de Nicolás Maduro e que as tropas podem ser enviadas a qualquer momento à Venezuela.

As peças deturpam uma entrevista do ministro José Múcio Monteiro à CNN Brasil no último domingo (4), quando ele afirmou que os militares brasileiros estão preparados para reforçar a segurança da embaixada brasileira no país caso o Itamaraty avalie que há necessidade e solicite o envio.

Mesmo que tropas sejam convocadas, o embarque dependeria de uma autorização formal do governo venezuelano. Caso sejam enviadas, as Forças Armadas também poderão auxiliar na proteção das embaixadas do Peru e Argentina, que pediram apoio do Brasil na proteção das instalações e dos diplomatas…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos