Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Dois vídeos que circulam nas redes sociais supostamente mostram Lionel Messi convocando para votar no candidato presidencial do La Libertad Avanza, Javier Milei. Mas os vídeos correspondem a entrevistas de 2017 e 2023 cujo áudio foi manipulado.
Dois vídeos que circulam nas redes sociais supostamente mostram Lionel Messi convocando para votar no candidato presidencial do La Libertad Avanza, Javier Milei.
Mas os vídeos correspondem a entrevistas de 2017 e 2023 cujo áudio foi manipulado.
Não foram encontrados registros de qualquer declaração de apoio de Messi a Milei ou qualquer outro candidato às eleições nacionais de 2023.
“Messi vota em Milei. E o que você está esperando? , lê-se na descrição de um vídeo no TikTok, que circula também no Facebook e no X (antigo Twitter). Lá, Lionel Messi teria apontado em entrevista que “uma Argentina diferente é impossível com a mesma de sempre”, e que se os argentinos quiserem dar “uma volta de 180 graus , terão que votar em Milei”.
Outra entrevista com Messi com o mesmo áudio também foi compartilhada no TikTok e no Facebook . As sequências compartilhadas por mais de 10 mil usuários desde 11 de agosto somam mais de um milhão de visualizações.
No entanto, os vídeos correspondem a entrevistas de 2017 e 2023 cujo áudio foi manipulado. Além disso, não foram encontrados registros de qualquer declaração de apoio de Messi ao candidato presidencial de La Libertad Avanza, Javier Milei, ou qualquer outro candidato…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷