FALSO: É falso que médicos recomendaram chá de erva-doce e fígado de boi contra nova gripe

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que médicos do Hospital das Clínicas de São Paulo e do Hospital São Domingos, no Maranhão, recomendaram chá de erva-doce, fígado de boi, vitamina C e sucos contra uma “nova gripe”, como afirmam publicações nas redes sociais. Os hospitais negaram que emitiram essas orientações, que por sua vez não possuem comprovação científica contra gripes e resfriados.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (1°) e circulam também WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e do Hospital São Domingos, no Maranhão, recomendaram chá de erva-doce, fígado de boi, vitamina C e sucos contra uma “nova gripe”. Em nota, tanto o HC quanto o São Domingos negaram que o corpo clínico dos hospitais fizeram essas recomendações. Além disso, não há evidências científicas de que os itens citados atuem contra gripes e resfriados.

Os benefícios da vitamina C, substância presente na acerola e na laranja, têm sido estudados há anos. Uma revisão de literatura feita pela Cochrane em 2013 concluiu que, embora a substância não ajude a evitar resfriados, há indícios de que possa reduzir a duração da doença…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos