FALSO: É falso que manifestantes no Brasil roubaram a versão original da Constituição Brasileira

Do Supremo Tribunal de Justiça confirmaram a Chequeado que o que foi levado pelos manifestantes é uma réplica, não a Constituição original.

Apurado pelo site Chequeado

Circula no Twitter um vídeo viral de um manifestante na porta do Supremo Tribunal Federal (STF) de Justiça, em Brasília, com uma cópia do que parece ser a Carta Magna do referido país.

Do Supremo Tribunal de Justiça confirmaram a Chequeado que o que foi levado pelos manifestantes é uma réplica, não a Constituição original.

O documento original está preservado no museu do STF.

Circula no Twitter um vídeo viral de um manifestante na porta do Supremo Tribunal Federal (STF) de Justiça, em Brasília, com uma cópia do que parece ser a Constituição brasileira: é um livro preto que diz “Constituição. 1988”. “Bolsonaristas roubaram a cópia original da Constituição Federal do Brasil de 1988”, diz o conteúdo viral. A peça circula após milhares de pessoas terem invadido no último domingo os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto -sede do Poder Executivo- e do Supremo Tribunal Federal em Brasília , uma semana após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (Partido de los Trabajadores) à presidência do país. Mas isso é falso. Do Supremo Tribunal de Justiça confirmaram a Chequeado que o que foi levado pelos manifestantes é uma réplica, não a Constituição original. O documento original está preservado no museu do STF. O vídeo teve mais de 118.000 visualizações no Twitter. Esse conteúdo também foi verificado pela Agencia Lupa, meio brasileiro de checagem de fatos .

Chequeado entrou em contato com o Supremo Tribunal Federal de Justiça do Brasil, de onde respondeu que o que se vê no vídeo viral não é uma cópia original da Constituição brasileira, mas sim que os manifestantes “levaram uma réplica que estava perto do plenário .” “O original está intacto e está preservado no Museu do Supremo Tribunal Federal”, acrescentaram.

Isso também foi noticiado pela mídia local , como Globo e Correio Braziliense . Conforme explica o Correio Braziliense, o museu “está localizado no subsolo do prédio e não foi atacado por terroristas”. Segundo o site do museu do STF , o museu foi inaugurado em 18 de setembro de 1978 e reúne objetos de mais de 200 anos de história…

Veja a apuração completa no site Chequeado