Apurado pelo site Lupa
Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, em 1º de agosto de 2023, a deputada Sílvia Waiãpi (PL-AP) afirmou que o Magazine Luíza ajuda a financiar a fome dos povos Yanomami por meio da venda de cogumelos. Segunda ela, os indígenas ficariam sem o alimento, já que as ONGs comercializam toda a produção. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“O Magazine Luiza, a Magalu, vende cogumelo Yanomami, franqueia o cogumelo Yanomami e ajuda a financiar a fome dos indígenas Yanomami. […] Povos Yanomami que não conseguem caçar, que não conseguem pescar, hoje estão sem o cogumelo Yanomami, sem o cogumelo sanöma”
Na realidade, são comercializados somente os cogumelos que não são consumidos pelos indígenas, ou seja, apenas o excedente, como explica, em nota, a Hutukara Associação Yanomami, organização que coordena o projeto. A entidade também esclarece que o projeto envolve somente a etnia Sanöma, subgrupo ligado aos povos Yanomami…
Veja a apuração completa no site Lupa