Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teria supostamente aumentado suas forças militares na fronteira com o Brasil. A publicação ainda afirma que o líder venezuelano teria movimentado mísseis na região, após o Brasil ter vetado que o país entrasse para nos Brics, aliança econômica de países emergentes, originalmente formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Nicolás Maduro movimenta mísseis na fronteira e ameaça o Brasil”
Em nota enviada à Lupa, o Exército Brasileiro informou que “não há movimentação inusual de tropa na fronteira com a Venezuela” e que as tropas permanecem treinadas e em estado de prontidão, de forma estritamente preventiva — como é de habitual. “Postagens especulativas e irresponsáveis nas redes sociais somente contribuem para a desinformação da sociedade brasileira, pois não correspondem à realidade dos fatos”, destacou ainda a Força…
Veja a apuração completa no site Lupa